A Ceifa
A ceifa, início do julgamento
No livro de Mateus Jesus explica como será a consumação (o fim) desse mundo e o início de um julgamento que se iniciou na ressurreição de Cristo e continua até os dias de hoje.
Disse assim na parábola: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.13 Mateus 24 ao 30
A boa semente que Deus semeou, era algo perfeito, foi o homem feito a sua imagem e semelhança, uma criação perfeita.
Então veio a contaminação, o maligno semeou o joio no meio do trigo, foi quando o homem que tinha o livre arbítrio desobedeceu às ordens de Deus, e contaminou a boa semente com o pecado, é o joio contaminando o trigo.
O período que ele disse para não arrancar o joio do meio do trigo foi desde o primeiro pecado de Adão até a ressurreição de Cristo, nesse tempo todos morriam e dormiam no pó da terra, aguardando o início do julgamento na ocasião da ceifa nesse tempo joio e trigo cresceram juntos, pois ainda não havia iniciado o julgamento.
Na explicação da parábola, Jesus esclarece como e quando será feito esse julgamento, é a ocasião da ceifa:
O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 37 ao 43
Jesus afirmou que a ceifa é o fim do mundo ,e que isso aconteceria na consumação deste mundo ,La no livro aos Hebreus o apóstolo diz que já estamos na consumação dos séculos Hebreus 9 ;26 .
Então nossa função como sacerdote de Deus Apocalipse 5;10 é exercer essa autoridade e dar continuidade ao trabalho que Jesus como nosso modelo nos capacitou a fazer .
Jesus após o seu sacrifício na cruz pregou para os mortos “Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;”
I Pedro 5;6 .
Cristo desceu, portanto, no seio da terra, a fim de que "os mortos ouçam a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem vivam" João- 5,25
“A partir de agora, pelo nome de Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e nos Infernos” Filipenses- 2,10
Jesus disse na explicação da parábola que o trigo é a boa semente são pessoas como nós, que aceitaram Jesus como salvador, aceitaram morrer para o mundo e renascer para Deus pela conversão e batismo, seguindo a sã doutrina como único caminho que conduz a salvação.
E o joio são filhos do maligno, são pessoas que deliberadamente recusaram Jesus como salvador, estes na consumação dos séculos (ceifa) são colhidos e queimados no fogo eterno. Marcos 3;29
Disse também que enviaria os seus anjos para colher do seu reino (trigo) os que praticaram escândalo e iniqüidade. Mateus 13;41
São pessoas que viveram no mundo e foram corretos com seus semelhantes, eles não praticaram más obras que os qualificassem como filhos do maligno (joio).
Mas também não tiveram um novo nascimento para ser considerados filhos de Deus (trigo).
Assim como Jesus pregou para os mortos, que eram os que não pertenciam à geração eleita segundo a carne, os que ouviram tiveram a oportunidade da salvação.
Na ceifa também os que causaram escândalo e praticaram a iniqüidade de não terem renascido, tem a oportunidade de passar nas igrejas reunidas formando o corpo de Cristo, e serem purificados no fogo que é Cristo, então serão justificadas e resplandecerão como o sol, ou seja, terão uma nova vida no espírito.
No nosso culto exercemos esse trabalho, que chamamos de comunicação espiritual.
Essa comunicação acontece três vezes, são as três comunicações, se observar a construção do culto verá que os espíritos a serem purificados no fogo, são aqueles que no mundo faziam parte da boa semente, mas praticaram a iniqüidade de não ter aceitado Jesus como salvador.
Isso deixa claro que na nossa igreja não passa espírito malígno, eles não fazem parte da semente que foi semeada pelo maligno e sim da boa semente, a boa semente que foi contaminada pelo pecado, um trigo que precisa ser purificado pelo fogo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. Mateus 13;41
Por isso na primeira comunicação suas palavras são reflexos dessa iniqüidade, a iniqüidade do mundo.
A segunda comunicação é a caridade, os espíritos já purificados pelo fogo, que é Jesus, passam pelas igrejas e agora suas palavras mostram um espírito humilde e arrependido, morto para o pecado e renascido para Deus, é um verdadeiro batismo.
Finalizando a terceira comunicação já é um espírito santificado comparado à pureza de um anjo e então manifesta a sua vitória e como um consolador nos ensinará e nos faz lembrar tudo que Jesus nos ensinou. Apocalípse 22;16
Concluímos então que: O joio maligno é lançado no fogo eterno, acabou o joio não tem mais ação, ele não se manifesta, só resta a ele ser queimado eternamente.
No meio da boa semente tem espíritos que não foram purificados, não renasceram pelo batismo, esses espírito são presos com a autoridade que temos no nome de Jesus, na comunicação ele apenas da o seu testemunho para ser lançado diante do fogo que é Jesus.
Haverá pranto e ranger de dentes,e assim que for justificado seu arrependimento estará pronto para ser resplandecido no reino de Deus.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 13;42 e 43
d123fernandes@hotmail.com 27/07/2011