A TRANSFIGURAÇÃO
TRANSFIGURAÇÃO
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia:
Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo, e erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus. Mateus 17 1 a 8
Quando Pedro viu Jesus, Moisés e Elias, ele perguntou se podia fazer três tendas. Era uma referência as tendas utilizadas para celebrar a Festa dos Tabernáculos la na antiga aliança, quando os israelitas habitavam em cabanas por sete dias. Era um costume da lei. Levítico 23:34-42
Por causa da tradição judaica Pedro entendia que deveria construir uma tenda para Moisés e outra para Elias. Mas, por que três tendas? É porque ele estava comparando Jesus à mesma posição de Moises e de Elias.
A resposta de Deus mostrou que não deveria haver três tendas, nem duas, mas somente uma "tenda".
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Mateus 17,5
Moisés e Elias desapareceram. Somente Jesus permaneceu, a lei e os profetas passaram. Devemos construir somente uma tenda para Jesus na nossa vida.
Simbolicamente, o aparecimento de Moisés e Elias representava a Lei e os Profetas. Mas a voz de Deus do céu disse: "Ouçam a Ele!" (Jesus).
E assim Deus mostrou claramente que:
A Lei carnal finalizou, pois serviu o seu propósito como um caminho até a perfeição que é Jesus.
As profecias que apontavam para a vinda do filho de Deus também se encerraram, pois ali estava Jesus apresentando a Sã Doutrina como o caminho espiritual que conduz a salvação.
A lei transitória que foi dada para Moises e o povo da lei carnal passou, pois veio à perfeição com Jesus na nova aliança com a mesma lei mas interpretada e praticada espiritualmente.
A Sã Doutrina que é o caminho que Jesus ensinou é o cumprimento de todas as profecias, em Jesus se cumpre e se encerra as Leis e as profecias do Antigo Testamento.
Pedro e João entenderam o que aconteceu na transfiguração e essa era a intenção e a mensagem da escritura.
João escreveu em seu evangelho:
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. João 1: 14 e 15
Pedro também escreveu:
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; 2 Pedro 1:16-18.
A mensagem que fica para nós hoje, conhecedores das sagradas escrituras e que aceitamos o Pai como o nosso Deus criador o filho como o nosso Deus Salvador e o Espírito Santo como o nosso Deus Consolador.
Não podemos reagir como Pedro, ainda apegado as tradições das leis judaicas, ele colocou no mesmo nível: Moises que representava a lei, Elias que representava os profetas e Jesus que trouxe a nova aliança.
Em nosso tempo ainda existe as pessoas que deixam de lado as orientações das escrituras e seguem orientações de homens, e outros que ainda seguem as regras da lei misturando a nova aliança de Cristo com a antiga lei de Moises.
Quando Deus apareceu em uma nuvem, desapareceu a figura de Moises e de Elias, ficando somente Jesus nosso salvador à mensagem é clara; Em Cristo se encerram todas as profecias e as leis carnais e se estabeleceu o cumprimento das mesmas leis espiritualmente.
fernandes.sp53@gmail.com