Casamento no Senhor
Casamento no senhor
O casamento no Senhor é um assunto que muita gente evita conversar, e quando é perguntado para falar sobre a maneira correta de ter um casamento no senhor, normalmente emitem uma opinião contrária dos ensinamentos das escrituras.
Isso ocorre muitas vezes por falta de informação bíblica, pois a maioria não tem o costume de consultar as escrituras que é a palavra de Deus, e acaba seguindo uma tradição entre os homens negligenciando os ensinamentos sagrados.
Mas uma grande maioria dos irmãos defende o casamento no senhor diferente do que é ensinado nas escrituras, para defender o erro de algum parente que agiu de maneira inconseqüente ou para encobrir os próprios erros.
Ou será que casamento no senhor é levar uma pessoa que esta prestes a se casar, e na igreja realizar um batismo sem conversão e depois realizar um “casamento no senhor” sendo que a pessoa não teve uma conversão e não tem a mínima idéia do que significa ser um crente da Sã Doutrina, chamaria isso de um casamento no senhor?
Ou será que é quando um irmão ou irmã se casa no cartório com uma pessoa que ainda esta morta pelo pecado, que não foi renascida por Cristo e mesmo assim fazem uma união de corpos justificando que com o tempo vai trazer a pessoa para o caminho, chamaria isso de um casamento no senhor?
Deus sempre definiu de forma clara com respeito quem o seu povo deve se unir ou à pessoa que o crente deve se casar, o casamento deve ser limitado com quem compartilha da mesma fé.
O crente não pode casar-se com quem não faz parte do povo de Deus.
Essa expressão “casar-se no Senhor” é usada pelo Apóstolo Paulo nesse texto, referindo-se à mulher viúva, que é livre para casar-se com quem quiser desde que seja no Senhor.
A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. I Coríntios 7:39.
O crente que teve o seu espirito renascido por Cristo não pode fazer um só corpo com quem ainda esta morto no pecado. Só é possível fazer parte de um único corpo quando ambos estiverem no vivos em Cristo.
Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. Malaquias 2:11.
O apóstolo Paulo diz em II Corintios porque o crente que é o templo do Espírito Santo não deve se casar com um descrente.
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei. Coríntios 6:14-17.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que está escrito em I Corintios como se fosse uma permissão para o casamento com incrédulos, mas o assunto ali é claramente sobre um irmão que já está casado com uma irmã e por algum motivo ela se esfria na fé, deixa do caminho e se torna incrédula.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. I Coríntios 7:12.
A manutenção desse casamento só é permitida se for mantida a fidelidade como esposa ainda que tenha perdido a fidelidade com Deus.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. I Coríntios 7:14.
A santificação do cônjuge descrente só é mantida em relação ao nascimento dos filhos, mas não em relação à salvação.
Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? I Corintios 7;16
Um irmão que foi renascido pela conversão e batismo não pode se unir em um só corpo com uma pessoa que ainda esta morta no pecado.
Sabemos que por falta de entendimento muitos irmãos casaram-se fora do padrão dos ensinamentos da bíblia, mas não cabe a nós julgar essa atitude e sim a Deus que conhece o pensamento o coração e o motivo que o levaram a cometer esse engano.
O que não se pode tolerar é que uma vez cometido esse erro eles agora assumem uma postura para se auto proteger defendendo essa prática como se fosse algo natural, uma coisa sem importância dizendo que não é errado esse tipo de casamento.
Quando defendem essa postura que não tem base nas escrituras, estão dando mau exemplo e encorajando pessoas com frágil entendimento a cometer o mesmo erro.