O quarto mandamento
O quarto mandamento
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:8,9,10,11
O sábado do mandamento não foi dado para os Judeus na lei, ele já era santificado desde a criação do mundo quando Deus terminou sua obra.
Por isso quando ele deu o mandamento para o povo recomendou que lembrassem o dia de sábado.
A palavra sábado quer dizer descanso. Em Israel, existiam muitos sábados, que eram dias festivos que os judeus não trabalhavam e ficavam em repouso absoluto, apenas cumpriam os rituais estabelecidos para aquele dia. Eram os sábados cerimoniais.
Não podemos confundir estes sábados que eram para a cerimônia da lei, com o Sábado do quarto mandamento que o próprio Deus abençoou e deixou como um sinal perpétuo para o seu povo.
E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus. Ezequiel 20:20
Os sábados cerimoniais tiveram sua eficacia enquanto durou a lei para o povo Judeu, enquanto o sábado do mandamento continua sendo um sinal para o povo de Deus pois ele foi abençoado por Deus antes da lei, foi tambem inserido no contexto da lei. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. Hebreus 4:4
E continuou sendo santificado após a lei. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.Hebreus 4:9
A palavra santo, quer dizer separado para um fim específico.
Somente o dia de Sábado leva este título, pois só ele foi santificado e abençoado por Deus. Todos os outros dias foram abençoados, porém o Sábado foi abençoado e santificado. Não é um simples dia entre os sete, ele foi reservado por Deus para adoração e santificação.
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Não existe nenhum outro dia santificado por Deus. Por isso ele é o DIA DO SENHOR
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2:27
Se Jesus é o senhor do Sábado, isto quer dizer que o Sábado é o dia do Senhor.
È um dia apropriado para a reunião com os irmãos para exercer a nossa função como sacerdote de Deus e praticar a Sâ Doutrina, que é o caminho onde se deve andar todo servo de Deus.