Os cinco maridos de Samaria.

06-07-2015 20:04

Os cinco maridos de Samaria.

A escritura sagrada é um livro especial, nos buscamos na história a referencia para o conhecimento, mas a interpretação deve ser espiritual como é o entendimento e a prática da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia.

No capítulo 4 do livro de João, Jesus teve uma conversa com uma mulher Samaritana e fala de um assunto que nem sempre tem uma concordância de entendimento entre os irmãos.  

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.João 4; 16,17 e 18.

Para conhecer o significado dos cinco maridos é preciso conhecer a história de Israel para entender exatamente o significado do diálogo de Jesus com a mulher Samaritana.

Samaria e Israel pertenciam há um mesmo reino nos tempos de Davi e Salomão. Esse reino era composto pelas doze tribos de Israel.

Esse reino foi dividido em dois: ao sul ficou o reino de Judá, composto pelas tribos de Judá e Benjamin, com sua capital em Jerusalém, e ao norte o reino de Israel, composto pelas outras dez tribos restantes e com sua capital em Samaria.

Os habitantes do reino do sul eram os judeus e os do reino do norte os samaritanos.

O rei Salmaneser da Assíria conquistou o reino de Israel. Com o objetivo de destruir os sentimentos nacionais dos povos conquistados, ele levou muitos dos samaritanos para outras terras de seu domínio e trouxe estrangeiros de outras terras para Samaria. 

Os samaritanos que ficaram casaram-se com as estrangeiras que vieram, da mesma forma que os estrangeiros casaram-se com as samaritanas. Por causa dessa mistura, os judeus não reconheciam os samaritanos como “puros”, e os tratavam com desprezo.

Por essa razão a mulher estranhou o fato de Jesus conversar com ela e lhe pedir água, pois os judeus sequer falavam com os samaritanos.

A mulher do texto representava todo o povo de Samaria.

Cinco povos estrangeiros juntamente com seus deuses pagãos vieram habitar Samaria.

 O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades.   II Reis 17:24

Esses eram os cinco maridos da mulher samaritana.

 Esses povos trouxeram consigo seus costumes, religiões e deuses:

Babilônia – cultuavam uma deusa chamada Sucote-Benote.

Cuta – cultuavam o deus Nergal.

Ava – cultuavam deuses Nibaz eTartaque

Hamate – cultuavam a deusa Asima.

Sefarvaim – cultuavam os deuses Adrameleque e Anameleque

O sexto marido era a situação atual em que se encontrava Samaria. Não tinha uma aliança com Deus. Jesus agora era o senhor e oferecia a mulher uma aliança eterna.

Jesus não escolheu o poço de Jacó para ter essa conversa com a mulher Samaritana por acaso. Por causa de toda essa mistura religiosa que Samaria havia passado, eles eram rejeitados pelos judeus.

 Jesus então diz para Samaria que ele agora é a água pura que traz vida eterna ele é o poço. E ele agora chama Samaria de volta, e mais, diz para que todos os povos que ali habitavam que cultuavam outros deuses, que eles também poderiam vir.

A água que Ele estava oferecendo era ele mesmo a salvação para todos e não tinha mais distinção de judeu, samaritano ou gentio. A água era para todos, Jesus é a água que traz vida em abundância.

É nessa água que nós irmãos da Sã Doutrina lavamos nossas vestes quando fomos renascidos, antes éramos gentios e hoje sacerdote de Deus andando pelo caminho que é Cristo em direção ao reino celestial, morada eterna no reino de Deus.                                                                                                                             E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. Apocalipse 5;10            

E como sacerdote, temos Cristo como modelo, por isso no nosso culto espiritual também reunimos aqueles que não tiveram a oportunidade de ser chamado para este caminho a serem purificado na água que é Cristo e entrar na cidade santa morada para todos aqueles que são chamados filhos de Deus.

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. Hebreus 12:29 

Darci Fernandes  - 23/06/2015